Segundo as projeções do FMI, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve aumentar em 0,9% no ano, enquanto o mundo terá um crescimento médio de 2,8% no mesmo período
De acordo com o relatório World Economic Outlook (“Perspectivas da Economia Mundial”) divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira (11), a economia brasileira deve ter um crescimento abaixo da média mundial em 2023. Enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve aumentar em 0,9%, a média global é de 2,8%. O FMI ainda prevê que o país ficará atrás da média dos países da América Latina e do Caribe, com um crescimento de 1,6%. Já a média esperada para os países da América do Sul é de 1%.

No ano de 2022, o PIB do Brasil teve um crescimento de 2,9%, enquanto o crescimento global foi de 3,4%. A região que abrange a América Latina e o Caribe cresceu 4%. Em comparação com outras economias emergentes, o Brasil tem um desempenho inferior, uma vez que a média de crescimento do bloco deve ser de 3,9% neste ano e 4,2% em 2024. A China tem uma projeção de crescimento de 5,2% neste ano, a Índia, de 5,9%, e a Rússia, de 0,7%.