O Ministério da Saúde afirma que o valor pago aos contratados para campanhas de 2023 é seis vezes menor do que o gasto pelo governo anterior
O Ministério da Saúde planeja investir em torno de R$ 630 mil em campanhas publicitárias do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de artistas, atletas e influenciadores digitais. O objetivo é incentivar a vacinação e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Cada pessoa contratada receberá cerca de R$ 30 mil pelo trabalho, e a lista de contratados inclui nomes como Emicida, Beth Goulart, Caio Blat, Camila Pitanga e Paulo Betti. O Ministério afirmou que esse valor é seis vezes menor do que o gasto pelo governo anterior com campanhas publicitárias.

O Ministério da Saúde selecionou além de artistas, influenciadores que possam fortalecer as mensagens. Entre eles está a médica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo. Durante o pico da pandemia de Covid-19, a pneumologista tornou-se conhecida por defender medidas como o uso de máscaras e a importância da vacinação contra a doença. Recentemente, ela foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, como uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação.